Apresentação

Quem somos?

A Rede Catarinense de Pesquisa em Ciências Forenses (Ciências Forenses SC) compreende uma associação entre grupos de pesquisa e núcleos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com estrutura de diferentes instituições, incluindo a Polícia Científica de Santa Catarina (PCI/SC), com objetivo em comum de desenvolver ciência na área forense.

 

Qual a nossa missão?

Nossa missão é promover de forma compartilhada a pesquisa e inovação na área de Ciências Forenses, objetivando avanços na segurança pública do estado de Santa Catarina e do país.

 

Qual é o nosso objetivo geral?

A Ciências Forenses SC tem como principal finalidade contribuir para a integração das iniciativas individuais de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica em áreas especializadas das Ciências Forenses, a partir do compartilhamento de infraestrutura e conhecimento.

 

 Quais são os nossos objetivos específicos?

  1. Elaborar projetos de pesquisa de caráter transdisciplinar para resolução de problemas na área de Ciências Forenses.
  2. Contribuir com a formação de recurso humano qualificado na área de Ciências Forenses.
  3. Promover eventos científicos para divulgação da Ciências Forenses e impulsionar a troca de conhecimentos.
  4. Gerar ações de divulgação científica e oportunizar atividades educativas sobre Ciências Forenses para a comunidade externa.
  5. Estimular o desenvolvimento de pesquisa com caráter inovador na área de Ciências Forenses.

 

Quais são os potenciais da Rede Catarinense de Ciências Forenses?

A Ciências Forenses SC tem como potencial contribuir para a resolução de problemas na área de segurança pública em todo o estado de SC e em todo o país. Além disso, a união dos pesquisadores tem como potencial o desenvolvimento de pesquisas inovadores e a promoção de pesquisas integrando diferentes agentes e áreas de conhecimento. A Rede de Pesquisa tem ainda potencial de promover eventos na área de ciências forenses e se tornar referência no país no desenvolvimento de pesquisas na área de segurança pública.