Nossa História

A Rede Catarinense de Pesquisa em Ciências Forenses (Ciências Forenses SC) surgiu do interesse mútuo de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e de peritos criminais da Polícia Científica de Santa Catarina (PCI/SC) que vinham trabalhando em iniciativas individuais de pesquisas na área forense.

Há anos ocorriam iniciativas isoladas de pesquisadores da UFSC em parceria com peritos criminais, principalmente egressos dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, em diversas áreas do conhecimento, com enfoque na resolução de problemas de segurança pública. Inúmeros trabalhos de conclusão de curso e dissertações já foram defendidos com esses enfoques, destacando-se as áreas de entomologia forense, odontologia legal, antropologia forense, toxicologia e ambiental.

Em junho 2023, a partir de um evento promovido pela Diretoria da Academia de Perícia da PCI/SC, denominado “Universalidade da Polícia Científica”, iniciaram as tratativas para a criação de uma Rede de Pesquisa. À época, o Diretor da Academia de Perícia, Luan Alves Lopes Carneiro, convidou os pesquisadores da UFSC que já exerciam ou exerceram pesquisa em conjunto com a PCI/SC para participarem do evento e discutirem possibilidades de integração dos projetos.

O interesse de criar uma Rede de Pesquisa em Ciências Forenses em Santa Catarina ficou mais intenso a partir de agosto de 2023, no evento “Interforensics 2023”, em Brasília. Na ocasião alguns pesquisadores da UFSC e diversos peritos da PCI/SC participaram do evento e foram instigados por algumas experiências semelhantes em outros estados do Brasil.

Em setembro de 2023, um grupo formado pela Profa. Camila Marchioni, Prof. Rodrigo de Almeida Heringer e Perito Luan Alves Lopes Carneiro iniciavam as tratativas junto à Pro-reitoria de Pesquisa da UFSC para criação da Rede de Pesquisa. O  pró-reitor de pesquisa, Prof. Jacques Mick, incentivou o inicio da criação da rede e apoiou o lançamento de uma chamada para mapear os interessados da UFSC a compor o grupo (Chamada nº 30/2023 – Propesq – Manifestações para compor Rede de Pesquisa em Ciências Forenses, parceria com a Polícia Científica de SC). Foram 22 pesquisadores interessados, de 8 diferentes centros da UFSC (CCS, CCB, CCJ, CFM, PROPESQ, CTC, CEE, CFH, CTC) e 2 campis (Florianópolis e Blumenau).

A primeira reunião da Rede Catarinense de Pesquisa em Ciências Forenses ocorreu no dia 06 de dezembro de 2023, sendo esse considerado o dia da criação da rede. Em seguida, formou-se um grupo de trabalho para elaboração do Regimento Interno, que foi aprovado em fevereiro de 2024.

Outro marco importante para a Ciências Forenses SC, foi no dia 10 de abril de 2024, que foi assinado o Protocolo de Intenções entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), representada pelo reitor Irineu Manoel de Souza e a Polícia Científica de Santa Catarina (PCI/SC), representada pela perita-geral Andressa Boer Fronza. O protocolo de intenções fortalece a criação da Rede Catarinense de Pesquisa em Ciências Forenses.