UFSC e Polícia Científica de Santa Catarina firmam o primeiro Acordo de Cooperação Técnica vinculado à Rede de Pesquisa

07/10/2025 16:54

No dia 6 de outubro, no Gabinete da Reitoria, foi assinado o primeiro Acordo de Cooperação Técnica (ACT) vinculado à Rede Catarinense de Pesquisa em Ciências Forenses. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi representada pela vice-reitora, Profa. Joana Célia dos Passos, e a Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC) pela perita-geral, Andressa Boer Fronza. Estiveram presentes também professores e peritos vinculados à Rede, além de representante da PROPESQ/UFSC.

O encontro marcou um importante passo na consolidação da parceria estratégica entre a universidade e a perícia oficial do Estado, sendo este o primeiro de outros acordos que ainda serão firmados entre as instituições via Rede Catarinense de Pesquisa em Ciências Forenses. O ACT viabiliza o projeto “Vestígios encontrados em locais de crime: desenvolvimento e aplicação de novas estratégias analíticas e suas implicações nas Políticas Públicas e Legislativas”, com duração prevista de 60 meses. A iniciativa busca aprimorar métodos analíticos nas áreas de Química e Toxicologia Forense aplicados aos vestígios coletados pela PCISC, além de fomentar discussões sobre saúde pública e o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (Lei nº 11.343/2006).

A Rede Catarinense de Pesquisa em Ciências Forenses é composta por 19 pesquisadores da UFSC e servidores da Polícia Científica de Santa Catarina, que atuam de forma integrada em ações de pesquisa, ensino e extensão voltadas ao fortalecimento da ciência forense no estado. As atividades desenvolvidas abrangem seis grandes eixos temáticos: Entomologia Forense, Química e Toxicologia Forense, Genética Forense, Engenharia de Materiais, Medicina Legal (Odontologia, Enfermagem e Antropologia) e Inteligência Artificial.

A assinatura deste primeiro ACT representa um marco para a Rede, que prevê a formalização de novos acordos nos próximos meses, contemplando as diferentes áreas de atuação dos grupos de pesquisa.